quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Um pouco sobre o curso de moda

Oi meninas, tudo bem?
Enem chegando e resolvi fazer esse breve post para aqueles que querem cursar moda.
Primeiro quero esclarecer alguns equívocos: 1. Moda NÃO é só desenho. 2. Moda NÃO é só costura.
Dito isso, podemos conversar.
O curso de moda tem sua grade curricular variada dependendo da sua região e também se é um curso técnico ou bacharel. Então vou falar especificamente do curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí que é onde estudo. No geral, ele é bastante prático. São muitos trabalhos e a frequência desses trabalhos aumenta com o passar dos semestres. Além disso, não é nada simples, fácil ou qualquer sinônimo que muitos associam quando você diz: Eu faço Moda. Pelo contrário, exige muito. Porque você precisa ler muito, pesquisar muito e principalmente praticar muito. A criatividade literalmente precisa fluir dos seus poros. Então se moda é sua segunda opção ou é uma possibilidade caso seus pontos quase que só dê pra isso, tem um grande risco de você não conclui-lo. Outro ponto, os materiais são caros. Dependendo da atividade e do semestre, você vai precisar despender mais ou menos dinheiro. Por exemplo, as aulas de desenho necessitam de material específico e vai chegar um ponto no curso que você realmente precisa comprar sua máquina de costura. Não vai dá para usar só os equipamentos da universidade. Mas os livros, no modo geral, não são muito caros e você pode montar aos poucos sua mini biblioteca com os títulos principais que vão te auxiliar no futuro. 
Claro que é cheio de coisas bacanas e interessantes. Conhecer a relação da moda com o contexto social e econômico, transitar entre épocas, aprender como a moda influenciou e influencia o comportamento das pessoas e vice-versa, é realmente fascinante. Bem como conhecer o tecido na sua essência e trazer pro real suas ideias, vê seu imaginário traduzido, saindo do papel e ganhando forma...realmente não tem palavras para descrever.  
Nossa, parece que só falei coisa pesada, mas é porque a realidade é bem diferente do sonho encantador de que moda é deslumbramento e luxo. Aqueles desfiles magníficos ou esquisitos (kkkk) que assistimos tem uma produção enorme por trás para garantir que cada detalhe saia perfeito, é um trabalho de equipe que necessita de muitas horas sem dormir, muitas outras pesquisando, muito suor e uma série de trabalhos até se chegar ao evento final.

Não quero desencorajar ninguém, mas é bom refletir. Como meus professores falam: A vida não é só RÁRÁRÁ!

Kkkkkkk

Beijos e ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...