terça-feira, 10 de setembro de 2013

Moda em metamorfose

Uma das coisas que mais adoro no cenário da moda é a metamorfose pela qual as peças passam ao longo dos anos. Esse poder de transformação e releitura verdadeiramente me fascina. Pensar que uma peça que minha avó ou minha mãe usaram na época das suas juventudes e que agora está de volta, é pra mim, algo fantástico. Gosto como o tempo, os costumes de uma década vão se impregnando nas modelagens, nas estampas, no tecido e até no que combina com o que.
Dizem que a moda é cíclica, ouso a dizer que na verdade ela é quase roda moinho, porque ela vai e volta sim, mas nunca exatamente igual. Nessas voltas que dá de uma década para outra, as peças acabam ganhando um novo jeito, uma sintonia boa de um passado que abraça o presente. É meio que uma troca entre tribos, uma nova forma de criar laços ao que antes era diferente.
Um bom exemplo que separei para demonstrar toda essa transformação é a boa e conhecida, calça boca de sino. Até quem não é muito próximo do linguajar dos modistas sabe muito bem qual o tipo de calça a que me refiro.
Ela surgiu na década de 60-70 e era a peça unissex chave da moda hippie. Um ícone que demonstrava todo o sentimento revolucionário da época, em que os jovens fugiam do tradicional, para revelar uma postura anti cultural, anti moda, anti guerra. Não demorou muito para que esse estilo desprendido se tornasse uma grande inspiração para os fashionistas e o estilo hippie virou tendência por todo o mundo. 



Depois reapareceu na década de 90 e também nos anos 2000. Nesse período a modelagem característica foi mantida e de certa forma até exagerada, quase mesmo que trazendo de volta a calça dos anos 70.
Agora mais uma vez, retorna ao nosso cotidiano. Repaginada, moderna e totalmente desprendida de qualquer tipo de tribo, a calça flare (pois é, ganhou até uma nova denominação) veio como uma das grandes tendências. Sem descaracterizar esse modelo, a calça flare atual apresenta uma boca mais discreta que a antiga boca de sino.
Como dito antes, ela não se prende a nenhuma tribo, não é mais limitada ao estilo hippie, pelo contrário, pode ser usada de diversas formas encaixando-se muito bem a qualquer estilo e a ocasiões que vão do casual ao chique, basta fazer a combinação correta e escolher qual tecido melhor se adéqua a situação.
Devido a sua versatilidade, a calça flare abre um verdadeiro leque de possibilidade de uso. Assim, você pode escolher uma calça flare jeans e combinar tanto com uma T-shirt ou escolher uma blusa de material artesanal (fica um charme usar com blusas de crochê, por exemplo) ou ainda usar uma camisa manga longa mais social pro trabalho, fazer combinações com estampas, acrescentar um blazer ou um cardigã.
Todavia não é só o jeans que pluraliza o uso dessa calça, até porque a calça flare pode ser encontrada em tecidos estampados, lisos, tecidos mais grossos ou nobres. 

Quem pode usar? Todas, sem exceção. O importante é saber ressaltar o que você tem de melhor.
Esse é um modelo que valoriza a silhueta feminina, alonga e sem dúvidas da um up em qualquer produção.
As baixinhas podem investir em modelos mais compridos e usando com um bom salto alto, fica incrível. Lembre-se só de escolher um comprimento que cubra o sapato deixando só parte do salto de fora (mais ou menos um pouco abaixo da metade do salto), e por favor saltos muito altos exigem uma boa meia pata para não causar nenhum desconforto.
Como apresenta uma cintura um pouco mais alta, é ótima para disfarçar aquelas indesejáveis gordurinhas, e eu particularmente acho muito mais elegante.
Mulheres com quadril largo e coxas grossas, escolham um modelo liso e com tecido mais fluído, que tragam maior possibilidade de movimento e não marca tanto. Se quiser usar um jeans, é só não comprar um que seja bastante colado na pele. A calça deve desenhar suas curvas e não pressioná-las. Principalmente em local de trabalho.
Lembrem-se também que é preciso buscar um equilíbrio na sua produção, então, como a boca da calça é larga, as blusas devem ser mais soltinhas também.

Espero que tenham gostado e que aproveitem bem as dicas.
                                             
Uma ótima semana a todas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...