sexta-feira, 22 de julho de 2016

Contexto social e histórico do Rococó

O período passado, Barroco, foi marcado pela dualidade entre o terreno e o celestial, religiosidade e paganismo, pecado e perdão, porém agora são outros tempos. Esse deve ser "o estilo da luz", da exuberância, enfatizando a aristocracia, com todo luxo, riqueza, bailes, corte, elegância, toda futilidade necessária para esquecer de qualquer problema real. Mais vívido, alegre, é o momento de enaltecer o lado bom da vida. Chega de drama e de dúvida, deixaremos de lado os ares rígidos e vamos colocar luz nesse século, afinal as Revoluções, tanto Americana (1776) quanto Francesa (1789),  trouxeram paz ao continente europeu.  
A França continua liderando o comércio de luxo, e Paris domina o ramo de aviamentos, acessórios e inovação em tecidos. As pesquisas científicas também estão dando ótimas contribuições para as novidades na tinturaria de tecido. Newton, por exemplo, conseguiu decompor o espectro de luz e Mayer, estabeleceu mais de 9000 nuances de tonalidade que o olho humano pode distinguir. Ótima notícia, não é meninas? Assim podemos explorar mais as combinações e até os artistas podem deixar de lado toda essa escuridão nas telas e usar cores claras condizente com nossa satisfação em viver. 
Outra coisa, vocês estão sabendo que desde a morte de Luís XIV, em 1715, a corte francesa mudou-se para Versalhes, neh? Então, a nobreza cosmopolita começou a incentivar a produção artística para repaginar suas casas (integrando a casa ao jardim) e principalmente no que se refere a decoração interna. Eles estão ditando moda quanto à isso, até Portugal e Alemanha estão copiando esse estilo e valorizando as "artes menores", principalmente o ourivesaria, as mobílias, a tapeçaria e a porcelana. O branco e o dourado estão em alta para decoração, assim como as linhas curvas. Mas isso, eu vou contar em detalhes nessa semana. Afinal, não dá para falar superficialmente de algo tão importante como decoração.


Ótima noite e até amanhã!



Obs: O nome Rococó provem do francês Rocaille (pedras) e Coquilles (conchas) pois as linhas usadas nos ornamentos assemelhavam-se as linhas de uma concha. 

Obs: As postagens serão escritas como se estivéssemos no séc. XVIII, contudo todas as informações são verídicas baseadas em pesquisas feitas anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...