segunda-feira, 18 de abril de 2016

Fashion Revolution - Oficina de estamparia e consultoria de estilo

Oi meninas, como falei nesse final de semana ocorreu o Fashion Revolution organizado pelo Transforma Moda Piauí e claro que organizei minha agenda pra encaixar um dia para ir lá conferir. Como minha vida anda uma correria só, eu só consegui ir ontem e simplesmente adorei. 
A oficina que eu participei foi de Estamparia Artesanal com a Lívia ensinando a técnica do estêncil ou com molde vazado e a Felícia ensinou sobre xilogravura ou estampa com carimbo. 
As duas técnicas são simples de ensinar porém requer prática para que a estampa fique bem legal. Vou falar então um pouco da xilogravura porque foi a que eu tive mais facilidade de fazer e que eu sai com vontade de carimbar tudo kkkkk
A técnica é basicamente você confeccionar um carimbo com o desenho que escolheu para estampar e carimbar a peça. Você pode fazer o carimbo com borracha escolar, madeira, batata, entre outros materiais. No caso, utilizamos borracha escolar.  Deixa eu explicar melhor com materiais e passo a passo.

Materiais
  • Lápis
  • Borracha escolar
  • Estilete
  • Tinta para tecido
  • Esponja pequena (pode recortar uma esponja comum usada para lavar louça)
  • Peça que você quer estampar.
Passo a passo
  1. Fazer o desenho na borracha, utilizando o lápis.
  2. Com o estilete, deve-se cortar os excessos da borracha ( os cantos, por exemplo) 
  3. Contornar com o estilete, o desenho e depois entalhar a borracha.
  4. Com a ajuda de uma esponjinha, passar a tinta no desenho
  5. Por fim, é só carimbar a peça.
Cuidado para não colocar muita tinta e só pode lavar a peça depois de 3 dias.
 
Esse foi meu carimbo de Lua que confeccionei e o resultado final da estampa. Eu achei bem bacana se levar em conta que foi minha primeira vez.
 

Outro ponto muito interessante do evento foi a consultoria de estilo. 
Sempre achei que meu biotipo fosse ampulheta e descobri que a verdade sou triângulo invertido tendendo a ampulheta visto que a diferença entre ombro e quadril é pequena. A Luíza Pacheco me explicou como trabalhar minhas proporções, selecionar cores claras e estampas grandes para a parte de baixo e em cima optar por cores mais escuras e estampas pequenas, além de listas verticais em cima e horizontais em baixo. Adorei as dicas!

Estampa com a técnica do estêncil 

Espero que tenham gostado. Não vejo a hora de colocar todos os novos conhecimentos em prática. 

Até a próxima e ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...